| 14/03/2003 17h40min
Foi nomeado nesta sexta, dia 14, o novo primeiro-ministro da Turquia, Tayyp Erdogan. Ele chega ao poder dando esperanças aos norte-americanos de que o país autorize que as tropas aliadas usem seu território em caso de guerra no Iraque.
Eleito em novembro, o membro do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), não pôde assumir porque pesava contra ele uma acusação de conspiração religiosa. O atraso na transição acabou provocando um período de incertezas no país.
A Turquia está em dúvidas se libera ou não seu território para ataques ao Iraque. Em fevereiro, o país chegou a acenar uma liberação, mas uma decisão no parlamento fez o governo voltar atrás e recusar a presença das tropas dos Estados Unidos. Caso a Turquia mantenha esta posição, o país deve perder um pacote de ajuda de dezenas de bilhões de dólares.
O novo premiê conversou por telefone com o vice de Bush, Dick Cheney, e se mostrou simpático à concessão do território. Uma decisão parlamentar sobre o assunto, contudo, não deve sair antes de quarta-feira, e não há garantias de que o plano seja aprovado.
As informações são da Agência Reuters.
Grupo RBS
Dúvidas Frequentes |
Anuncie |
Trabalhe no Grupo RBS
©
2010
clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.